Wook

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Cliente.
Porto Editora
Repensar negócios. Branding. Estratégia de Marca e Posicionamento. Naming. Bens de Consumo.

Wook é uma marca sem fim que oferece um sem-fim de livros?

Wook é a marca do maior retalhista de livros online em Portugal. Em constante transformação, tal como os livros e conteúdos que abrange, a Wook é mais do que uma plataforma de venda de livros; e o nome e a identidade visual que criámos são inspirados na indústria cultural e de entretenimento e no seu propósito incessante de oferecer algo novo.

Em constante transformação, tal como os livros e conteúdos que abrange, a Wook é mais do que uma plataforma de venda de livro.

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Challenge.

A Porto Editora, uma das mais importantes editoras portuguesas, abordou-nos com um desafio significativo: criar uma nova identidade de marca para a sua plataforma de venda de livros digitais, a Webboom. Sendo uma das maiores livrarias online em Portugal, o objetivo era transformar uma marca tradicionalmente funcional e focada num único canal numa marca divertida, envolvente e que ressoasse profundamente junto dos consumidores. Era obrigatório que fosse fácil de soletrar, uma vez que seria baseada na Web

Sendo uma das maiores livrarias online em Portugal, o objetivo era transformar uma marca tradicionalmente funcional e focada.

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Process.

O nosso primeiro passo neste projeto de rebranding foi reavaliar o nome existente - Webboom - que dava prioridade ao canal (web) em detrimento do conteúdo vendido (livros). Entendemos que os livros não devem ser vendidos como meras mercadorias, mas sim como experiências personalizadas escolhidas exclusivamente para cada leitor. A nossa abordagem criativa e estratégica deslocou o foco do canal de vendas para a riqueza do seu conteúdo, de modo a tornar a plataforma num local divertido e envolvente, onde os livros ocupam o lugar central.

Os livros devem ser vistos como experiências personalizadas escolhidas exclusivamente para cada leitor.

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Insight.

A ideia que orientou o nosso trabalho foi o entendimento de que “o conteúdo é rei”. Os livros são muitas vezes a base para o desenvolvimento de conteúdos posteriormente absorvidos pela indústria cultural/entretenimento, potenciados por meios de produção cada vez mais desenvolvidos. O projeto de rebranding da Webboom visou dotar a livraria online de uma linguagem inovadora, enquadrando de forma clara os livros e os seus conteúdos no imaginário e nas referências visuais das novas gerações de leitores.

Queríamos criar uma marca que não fosse rígida ou demasiado centrada na plataforma de vendas, mas que pudesse adaptar-se a diferentes tipos de livros e de necessidades dos consumidores. Esta transformação exigiu uma mudança ousada para uma marca mais contemporânea e focada no consumidor, em que a experiência de descobrir livros fosse dinâmica e personalizada.

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Naming.

Wook surgiu como um nome lúdico e funcional. “What book?“ foi destilado em Wook, um termo que brinca foneticamente com a ideia de procurar e selecionar livros (”Wook queres?” ou ‘Wook procuras?’). Este nome era cativante e estava intimamente ligado aos consumidores, integrando-se perfeitamente na sua linguagem quotidiana e reforçando o apelo da plataforma. E era tão fácil e rápido de dizer como Wook é no processo de encomenda e entrega.

Visual Identity.

The new visual identity for Wook was designed to be versatile and adaptive, reflecting the wide variety of books available. The typography was made more informal and fun, creating space for different
content. The brand became a "mutant" container, able to transform its appearance based on the genre of the books it represented. For instance, the logo could assume a blood-red hue for horror novels or a romantic pink for love stories. Wook is a brand that transports books to a universe of contents, telling its own story.

A nova identidade visual da Wook foi concebida para ser versátil e adaptável, refletindo a grande variedade de livros disponíveis. Tornámos a tipografia mais informal e divertida, criando espaço para diferentes conteúdos. A marca tornou-se um contentor “mutante”, capaz de transformar a sua aparência com base no género dos livros que representava. O logótipo pode, por exemplo, assumir uma tonalidade vermelho-sangue para os romances de terror ou um rosa romântico para as histórias de amor. Wook é uma marca que transporta os livros para um universo de conteúdos, contando a sua própria história.

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Communication.

O lançamento da Wook consistiu em criar uma nova presença online e causar um impacto significativo nos espaços físicos. Nos primeiros tempos da Wook, a marca foi aplicada em várias lojas e desenvolvemos várias campanhas publicitárias para estabelecer a marca, preparando o terreno para o seu sucesso a longo prazo.

Today.

Apesar do domínio de gigantes internacionais como a Amazon, a Wook tem mantido uma presença significativa em Portugal e vende livros em 129 países. Ao longo de mais de 20 anos, tem vindo a adaptar continuamente a sua oferta para incluir não só livros, mas também outros produtos como a música, sob a extensão da marca “Wook Ouves”. Esta adaptabilidade e a abordagem centrada no consumidor garantiram a longevidade e a relevância da Wook, transformando o que antes era uma marca de editora tradicional numa marca divertida e com visão de futuro.

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Key Figures
20 anos de operação e mais hão-de vir
2 milhões de clientes
1 Prémio de Ouro no Clube de Criativos
1 Prémio de Ouro no Clube da Criatividade de Portugal