Standard Bank: A voz da experiência

Standard Bank: A voz da experiência

Cliente.
Standard Bank
Criar propósito para o negócio. Publicidade. Estratégia de Marca e Posicionamento. Filme & Motion. Banca & Serviços Financeiros.

Uma homenagem aos Sobas e ao seu saber ancestral como base para o futuro.

O Standard Bank sentiu a necessidade de aprofundar o seu enraizamento na cultura Angolana. Mostrando que está atento, respeita e abraça as tradições e costumes. E, neste sentido, todos os caminhos nos levaram aos Sobas, líderes de comunidades locais, para ouvirmos e partilharmos “A voz da experiência”.

Standard Bank: A voz da experiência
Challenge.

O Standard Bank, como maior e mais antigo grupo bancário africano, marca presença em diversos países do continente. Apesar de já estar no mercado angolano há vários anos, o banco sentia necessidade de afirmar a sua ligação ao país e à cultura local.

Neste contexto, o Standard Bank Angola desafiou-nos a criar uma campanha capaz de aproximar o banco dos angolanos, demonstrando que partilham os mesmos valores.

Standard Bank: A voz da experiência
Standard Bank: A voz da experiência
Standard Bank: A voz da experiência
Concept.

Para encontrar um paralelismo que demontrasse o conhecimento e respeito que o banco tem sobre a sociedade e o mercado angolano, fizemos uma imersão ao coração de um país onde as tradições se conjugam com o futuro.

E assim criámos um documentário que mostra a Angola profunda e os seus líderes comunitários ancestrais: os Sobas. Eles conduzem a vida da comunidade, usando a sua experiência e o conhecimento passado ao longo de gerações.

Esta campanha, com a assinatura “Oiça a voz da experiência”, associou os valores destas figuras centrais na sociedade angolana aos principais valores do Standard Bank: um banco com mais de 150 anos, presente em mais de 20 países, líder no continente africano.

Foram percorridos mais de 4000 kms, ao longo de 5 dias de casting e 8 dias de filmagens, em três províncias angolanas (Kwanza Sul, Malange e Luanda). O resultado é um documentário de dez minutos, uma versão de quatro minutos e spots de TV que funcionam como trailers para este conteúdo que estreou em Talatona, numa sessão especial para os media.

Standard Bank: A voz da experiência
Standard Bank: A voz da experiência
Standard Bank: A voz da experiência
Standard Bank: A voz da experiência

“Escolhemos os Sobas por serem os símbolos que orgulhosamente Angola tem e que faz sentido enaltecê-los e dar a conhecer às gerações mais novas porque poucos sabem sobre as histórias dessas autoridades porque estão muito longe, parte deles está nas províncias, por isso o Standard Bank fez esse papel e dará a conhecer as gerações mais novas o papel que os Sobas têm na comunidade." — Carolina Vasconcelos, Directora de Marketing e Comunicação do Standard Bank.

Standard Bank: A voz da experiência
Impact.

Após esta campanha, o Standard Bank passou a ser percepcionado como marca com forte carácter local. Apesar de quase todos os países de África adoptarem a comunicação internacional do Standard Bank, em Angola a mesma continua a ser trabalhada localmente, demonstrando a diferenciação única que a Born alcançou para este cliente. Estevena  Shortlist - Loeries Africa and Middle East (SA), foi Most Commented Ad e Most Liked Ad – Ads of the World (USA).

 

Standard Bank: A voz da experiência

“O Standard Bank é um banco profundamente enraizado em África e o desafio consistia em produzir algo que – além de inovador – passasse essa realidade para o mercado. Tivemos grandes desafios de produção e por isso não poderíamos estar mais satisfeitos: fizemos a campanha com recursos 100% angolanos, o que deixa transparecer a maturidade do mercado angolano no sector da publicidade e produção audiovisual.” — Duarte Vilaça, CCO da Born.

Standard Bank: A voz da experiência
+ de 4000 km percorridos
+ de 280 Menções em notícias em vários meios de comunicação
1 Ouro e 1 Bronze - Prémios de Criatividade da Meios e Publicidade

1 Prata – Festival do Clube de Criativos de Portugal

1 Prata – Prémios Lusófonos de Criatividade