Sonae Sierra Natal 2024

Sonae Sierra Natal 2024

Cliente.
Sonae Sierra
Criar impacto. Publicidade. Estratégia de Marca e Posicionamento. Filme & Motion. Retalho.

3 milhões de portugueses não gostam dos presentes que recebem no Natal. A Sonae Sierra vai mudar isso.

Com origem num estudo feito em Portugal e Espanha, baseado nos hábitos de compra e no impacto que têm os presentes que cada um recebe no Natal, nasce o conceito “Pensa bem, oferece melhor” para os shoppings Sonae Sierra. A campanha de Natal 2024 conta com a Madalena Abecasis a representar os diferentes estereótipos de consumidor e apela a um consumo mais ponderado para acertar no presente.

Sonae Sierra Natal 2024
Sonae Sierra Natal 2024
Challenge.

Na campanha de publicidade de 2024 aprofundamos o território já explorado pela Sonae Sierra nos últimos anos, apelando a um consumo mais refletido e planeado - definindo um papel mais ativo e consequente dos shoppings na experiência de compra.

Sonae Sierra Natal 2024
Sonae Sierra Natal 2024
Insight.

Partimos de uma exploração profunda dos hábitos e comportamentos dos consumidores na época do Natal através da realização de um estudo de mercado onde constatámos que 3 milhões de portugueses recebem presentes que não gostam - e este foi o insight base para a campanha de Natal 2024.

Levámos o estudo mais longe, explorando também as consequências de não dar um presente certo e os dados foram reveladores. Descobrimos que 42% dos portugueses não utilizam os presentes que recebem, apenas 39% devolveram presentes indesejados e 25% acabam por oferecê-los a outra pessoa.

Aprofundámos e procurámos perceber as razões que estão na origem de não acertar num presente e descobrimos um conjunto de perfis de comportamentos de compra típicos na época natalícia - a maioria denuncia falta de tempo, reflexão e dedicação no momento de escolha e compra do presente.

Estes dados confirmaram a relevância do insight para grande parte dos portugueses e um maior potencial de se relacionarem com a campanha de publicidade da Sonae Sierra.

Sonae Sierra Natal 2024
Sonae Sierra Natal 2024
Sonae Sierra Natal 2024
Concept.

Partindo dos dados do estudo, incentivámos os consumidores a oferecer melhor, sabendo que isso só é possível com dedicação.

“Pensa bem, oferece melhor” nasce como um apelo a dedicar mais tempo a pensar naquilo que o outro vai gostar de receber. Assume os centros Sonae Sierra como parceiros desta compra mais ponderada por parte de quem oferece e com um impacto mais positivo em quem recebe. Para que, no Natal, todos escolham com o coração e acertem no presente.

Sonae Sierra Natal 2024
Campaign.

Estereotipámos comportamentos identificados pelo estudo para criarmos personagens com as quais os consumidores se podem facilmente identificar, criando um efeito de espelho e, consequentemente, um maior engagement.

A campanha de publicidade é dramatizada num registo humorístico pela influencer digital Madalena Abecasis que interpreta vários personagens que representam os estereótipos identificados:
– “Teleguiado” – depende de instruções de terceiros para escolher presentes;
– “Fica para mim” – escolhe presentes com base nos seus próprios gostos, assumindo que, se a pessoa não gostar, o presente fica para si;
– “Influencer” – prioriza a estética do embrulho mais do que o seu interior, para que possa fazer um “unboxing” perfeito nas redes sociais;
– “Deixa tudo para dia 24” – faz as compras à última da hora;
– “Talão de troca” – compra qualquer coisa, sem refletir, porque, se a pessoa não gostar, pode trocar.

Sonae Sierra Natal 2024
Sonae Sierra Natal 2024
Sonae Sierra Natal 2024
Execution.

Com produção da Mother, AS 365 e Notable, a campanha foi veiculada nos canais digitais dos centros, além de contar com uma forte presença nos meios dos 18 centros comerciais da cadeia (Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Estação Viana Shopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping) em mupis, outros suportes outdoor/indoor, conteúdos interativos e ativações.

Sonae Sierra Natal 2024
Sonae Sierra Natal 2024