Palácio do Governador

Palácio do Governador

Cliente.
Highgate
Refreshing businesses. Branding. Brand Strategy & Positioning. Visual Identity. Tourism & Hospitality.

O Palácio do Governador convida a entrar numa história sem tempo, entre o passado e o futuro.

Resume.

O rebranding do Palácio do Governador posicionou o hotel como uma "segunda casa" para os visitantes de Lisboa. Inspirados na figura simbólica do Governador, representando a fusão de todas as épocas do palácio, criámos uma identidade que reflecte a dualidade entre tradição e contemporaneidade para honrar cada visita.

Challenge. 

O Grupo Highgate adicionou o Palácio do Governador ao seu portfolio e, com isso, uma nova ambição para a unidade que foi totalmente remodelada e passa também a fazer parte da rede Small Luxury Hotels of The World. Estas mudanças estruturais para o hotel - após 8 anos sob a gestão NAU Hotels - fizeram com que o Grupo Highgate nos desafiasse a criar um novo posicionamento e uma nova identidade.

Immersion. 

Reunimos com os decisores, visitámos o hotel múltiplas vezes para conhecer o espaço (e a sua remodelação) e as pessoas (tanto da equipa como hóspedes).

Conhecer a história deste local era incontornável e foi o principal foco da nossa metodologia. Há 2000 anos, os romanos construiram aqui uma fábrica de garum (molho de peixe), cujas estruturas ainda estão preservadas e podem ser vistas no hotel.

Em 1519, passou a ser casa. Gaspar de Paiva, o primeiro governador da torre de São Vicente de Belém, passou a viver neste palácio, dando mais tarde lugar aos seus sucessores. Era então um lugar de observação, de quem chegava e de quem partia, incentivando às descobertas e acolhendo as novidades.

Analisámos o projeto de remodelação onde os elementos históricos são preservados e é introduzida contemporaneidade: no design e na renovada experiência de cliente visível na reestruturação dos serviços disponíveis - como o restaurante, o bar e o spa.

Insight.

Encarámos o renascer da marca do Palácio do Governador como mais uma oportunidade para escrever um novo capítulo da sua história. 

Todas as transformações que o espaço foi sofrendo, do tempo do Império Romano até aos dias de hoje, têm uma coisa em comum: a capacidade de preservar o passado, recebendo o futuro - o que faz do Palácio do Governador, um local de todos os tempos. O edifício, que já foi casa de vários Governadores, renascendo todas as vezes, estava assim no momento de renascer uma vez mais como uma nova casa para quem o visita. Em Belém, fora do centro que muitos procuram, ficou claro desde o início que o palácio não se posicionava como um hotel para quem visita Lisboa pela primeira vez, mas sim como uma segunda casa.

Brand Narrative. 

Como contar a história de um local de todos os tempos que ambiciona ser a segunda casa de quem visita Lisboa?

Focámos-nos na essência do nome: Governador. Ao explorar esta figura do Governador, percebemos que personificava na perfeição o que é viver e ser recebido num local de todos os tempos. Não quisemos que esta figura fosse uma representação concreta de um dos governadores que por ali passou. Quisemos antes que simbolizasse uma combinação de todos os governadores do passado e do futuro: pronta a descobrir o mundo e acolher os seus hóspedes.

Mantivemos o nome, mudámos a narrativa, conferindo-lhe autenticidade, proximidade e charme. Para nos guiar, criámos uma história que caracterizasse aquilo que queríamos transmitir com esta marca, tendo a figura do governador no centro da narrativa.

A partir desta narrativa criámos a assinatura de marca que sintetiza a essência do espaço: Honoring You.

Com a assinatura, transportámos a nobreza da figura do governador e a nobreza do espaço para cada hóspede. Esta assinatura permite-nos criar desdobramentos para comunicar argumentos essenciais. E assim honramos a história e o contexto geográfico do palácio - “Honoring you, dear Lisbon.”; honramos cada cliente e o cuidado da equipa em oferecer o melhor serviço a cada hóspede - “Honoring you, dear Guest.”; e honramos a diversidade de culturas e sabores que por ali passaram na época dos descobrimentos e que hoje se renovam - “Honoring you, Japanese flavours”.

Como contar a história de um local de todos os tempos que ambiciona ser a segunda casa de quem visita Lisboa?

Visual Identity.

Criámos uma identidade inspirada na história mas adaptada ao presente e preparando-a para o futuro, desenvolvendo um universo visual elegante e simples que equilibra tradição e modernidade. Unindo as letras P e G (Palácio do Governador), criámos um símbolo que, visualmente, parece uma chave, simbolizando o convite do Governador para que os hóspedes entrem e se sintam em casa, abrindo a porta a experiências únicas. Como reforço, o universo imagético aprofunda a dualidade entre o antigo e o contemporâneo, reforçando a premissa de se estar a entrar num local de todos os tempos.