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Cliente.
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Repensar negócios. Branding. Arquitetura de Marca. Estratégia de Marca e Posicionamento. Mobilidade.

Uma nova marca, bandeira de uma identidade única, feita de orgulho próprio e de confiança num futuro que cresce há mais de 90 anos.

O projecto de rebranding da Nors resultou - em toda a sua extensão - da vontade e visão de um líder em fazer da marca a ferramenta estratégica para o desenvolvimento do negócio, a uma escala global, e para a afirmação de uma cultura de excelência, onde o capital humano da equipa - que a organização domina - é pelo menos tão importante como a reputação das marcas que represent

Challenge.

Fomos escolhidos para o projecto de rebranding do Grupo Nors em 2022, que essencialmente consistia na implementação de um sistema de marca monolítico, onde a até então marca institucional (e relativamente desconhecida) Nors deveria substituir marcas comerciais históricas como a AutoSueco (Portugal, Angola e Brasil), StrongCo (Canadá) ou a AgroNew (Brasil), entre outras.

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Context.

A origem do Grupo Nors remonta a 1933, quando Luis Óscar Jervell assegurou a representação da marca Volvo para Portugal. Mais de 90 anos depois, o agora CEO Tomás Jervell lidera um grupo com operações em 3 continentes, quase 3000 colaboradores, e uma facturação que ascende a mais de 1,5 mil milhões de euros (2023). Na base do crescimento estiveram a diversificação de áreas de negócio e de marcas representadas (Volvo Cars, Volvo Trucks, Renault Trucks etc.), o que trouxe desafios do ponto de vista da arquitectura de marca.

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Brand Architecture.

A opção estratégica de construir uma marca monolítca tinha por objetivo consolidar uma única marca e cultura globais, como resposta a um processo de crescimento assente em larga medida na aquisição de empresas em novos mercados.

A transição de uma House of Brands para uma Branded House comportava desafios, desde logo a estabilização de um propósito, cultura e valores de marca únicos, operacionalizáveis junto de stakeholders e de colaboradores de perfis forçosamente distintos, dada a diversidade geográfica e a função desempenhada na organização. Entre os desafios estava igualmente a necessidade de assegurar que as equipas subscreviam e acreditavam no poder da nova marca.

Com o intuito de capturar a estratégia de desenvolvimento do negócio e as oportunidades de comunicação, a nossa equipa de Brand Strategy realizou um conjunto de entrevistas com líderes de negócio e outros stakeholders internos e externos, tendo de seguida construido em colaboração com a Comissão Executiva o posicionamento e os conteúdos core da marca Nors.

3 continentes, quase 3000 colaboradores.

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Concept.

Em articulação com a equipa de Brand Voice, criámos a assinatura “Making it Work”, que selava a transição da marca institucional Nors para uma marca de ação, garantindo um compromisso claro de parceria e de qualidade de serviço a todos os clientes. Uma cultura aliás historicamente enraizada no grupo. 

Reflectindo a actividade da Nors em várias áreas de negócio, foram definidos os segmentos Trucks and Buses, Construction Equipment, Parts, Agro e Ventures, permitindo que - mesmo que atuando como uma marca única - a Nors pudesse verticalizar a sua mensagem indústria a indústria, país a país.

Visual Identity.

O passo seguinte consistiu na transformação da identidade visual da Nors. A nossa equipa de Brand Design tinha o desafio de incorporar atributos como performance, solidez e capacidade, criando um universo ajustável simultaneamente a contextos institucional e comercial, composto por uma diversidade bem maior de touchpoints. Tendo ainda em mente que, quanto mais próximo estivesse o momento de venda, mais as marcas dos fabricantes - como a Volvo ou a Renault Trucks, entre muitas outras - deveriam igualmente sobressair.

O processo de construção da nova Nors resultou, por isso, da revisão da narrativa e da tipografia e palete cromática da antiga marca, assim como da criação de banco de imagem mais contemporâneo, onde a escala do negócio, a sua dimensão humana e a componente mecânica caminham lado a lado.

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Durante meses, e em estreita colaboração com a equipa de gestão da Nors, foram definidas as normas de aplicação de marca no dia a dia do negócio: apresentações instucionais, digital, sinalética, fardas, merchandising, estacionário entre outras.

Assim renasceu um dos grupos portugueses com maior presença internacional, com a marca no centro da estratégia. Let’s make it work.

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1 marca global
25 empresas em 5 áreas de negócio
7 países em 3 continentes