O projeto de branding e comunicação do programa de fidelização, assente fundamentalmente na app dos shoppings, conta uma história de amor em que o cliente é o protagonista. Colombo Loves Me e Norteshopping Loves Me são as primeiras materializações.
Um programa de benefícios e recompensas que nasceu para mostrar o amor dos centros Sonae Sierra pelos seus clientes.
O projeto de branding e comunicação do programa de fidelização, assente fundamentalmente na app dos shoppings, conta uma história de amor em que o cliente é o protagonista. Colombo Loves Me e Norteshopping Loves Me são as primeiras materializações.
O setor dos shopping centers tem re-imaginado a relação com clientes que, desde a pandemia, navegam cada vez mais confortavelmente entre os ambientes físicos e virtuais. “Colombo Loves Me” e “Norteshopping Loves Me” são as marcas do programa do novo plano de fidelização da Sonae Sierra, onde o cliente é o protagonista de uma história de amor, recebendo uma declaração apaixonada do seu shopping preferido.
Foi neste contexto que a Sonae Sierra nos desafiou para o projeto de branding e comunicação do seu programa de fidelização, assente fundamentalmente na app dos centros. O consumidor no centro da história.
Dadas as contingências de calendário de implementaão do projecto, a fase de branding foi desenvolvida num processo de “brand sprint”, com os caminhos estratégicos e criativos a serem debatidos e decididos de forma presencial e interativa, entre equipas alargadas do lado da agência e do cliente.
O processo reuniu os decisores de parte a parte e incidiu sobre temas como posicionamento, naming, identidade e comunicação.
Assim foi tomada a decisão estratégica de fazer do programa de fidelização o “core” das apps dos centros, de forma a incrementar a sua relevância, e de colocar o consumidor no centro da história, como alvo da retribuição dos shoppings.
Ficou também decidido que a marca devia ter um tom emocional e assim chegámos ao insight “Amor com amor se paga” para traduzir tudo aquilo que o shopping dá aos clientes para agradecer a sua preferência, o seu amor.
A criação de nome levou o insight mais longe e assim chegámos à designação Loves Me como sufixo às marcas de cada centro. Colombo Loves Me e Norteshopping Loves Me são as primeiras materializações que mostram o que os centros sentem pelos seus clientes mais fiéis.
Trata-se de uma formulação verbal que se adequa aos nomes de cada shopping mas que não deixa de constitiur um sistema coeso, com óbvias sinergias de comunicação para a entidade gestora dos shoppings: a Sonae Sierra.
A identidade visual da nova marca teve como inspiração o contexto digital onde se insere, a necessidade de diferenciação face à comunicação diária dos shoppings e o elemento emocional que une o cliente ao shopping, e vice-versa.
O “brand sprint” incluiu ainda aplicações da marca à app, sendo que a campanha de lançamento constituiu o passo seguinte do projecto.
A campanha colocou o cliente no centro da criatividade, envolvido pelo ícone da marca, e teve como touchpoints os próprios centros e o seu ecossistema digital. O plano de lançamento foi estruturado de acordo com os vários targets do projeto prevendo várias fases, incluindo ações one-to-one com os visitantes dos centros. O online e o offline complementam-se, replicando o comportamento dos próprios consumidores.