Juliana

Juliana

Cliente.
Jerónimo Martins
Making an impact. Advertising. Film & Motion. Naming. Retail.

Uma homenagem à Dieta Mediterrânica e às suas guardiãs portuguesas, assegurando que o seu legado perdura.

O projeto Juliana para a Jerónimo Martins e o Pingo Doce atualiza e reforça o compromisso das duas instituições com um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo: a Dieta Mediterrânica Portuguesa. Para concretizar esta ambição, criámos, em conjunto com os seus decisores e equipas de marketing, um projeto de comunicação 360º.

Um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo: a Dieta Mediterrânica Portuguesa.

Challenge.

A Jerónimo Martins e o Pingo Doce pretendiam dar uma nova perspetiva à Dieta Mediterrânica Portuguesa. A iniciativa visava integrar esta tradição alimentar na vida cotemporânea, promovendo a saúde, a sustentabilidade e o património cultural.

Um dos grandes desafios da Dieta Mediterrânica é torná-la tangível para o grande público e integrá-la no seu quotidiano. Num ano tão atípico como 2020, testemunhar a coragem da Jerónimo Martins e do Pingo Doce para inovar e fazer acontecer foi uma inspiração para o mercado e para as nossas equipas.

A iniciativa visava integrar esta tradição alimentar na vida cotemporânea, promovendo a saúde, a sustentabilidade e o património cultural.

Immersion.

Em estreita parceria com a equipa da Jerónimo Martins estudámos a Dieta Mediterrânica, falámos com os maiores especialistas portugueses sobre o tema, procurámos e conhecemos por todo o país as guardiãs portuguesas que possuem e ainda cozinham as receitas tradicionais locais, e compreendemos e dimensionámos os objetivos e a ambição da Jerónimo Martins para este projeto.

Insight.

Parte da regeneração necessária desta dieta reside na sua capacidade de reinventar a forma como se envolve com os novos consumidores e no facto de que o mercado da distribuição alimentar deve ser capaz de contar histórias. Todos gostamos de falar sobre comida — é cultural e pessoal. Para ser completo, o projeto deveria ter uma abordagem científica, educativa e comercial.

As guardiãs portuguesas que possuem e ainda cozinham as receitas tradicionais locais.

Naming.

Quisemos contar uma história baseada na comida, nas pessoas e na cultura local. Juliana é um nome que homenageia as mulheres porque, na tradição mediterrânica, foram elas que aperfeiçoaram e transmitiram os conhecimentos gastronómicos portugueses. Mas é também uma forma de cortar os legumes, tão típica na Dieta Mediterrânica, e o nome de uma sopa de grande valor nutricional com mais de dois séculos de existência, e - como descobrimos no terreno - o nome de um peixe usado em belas caldeiradas em Peniche.

“Juliana é a nossa homenagem à Dieta Mediterrânica Portuguesa, aos saberes antigos, aos segredos da cozinha, às mãos que trabalham o campo e preparam refeições autênticas, temperadas com a nossa história e essência, para alimentar o nosso futuro. - Pingo Doce

Quisemos contar uma história baseada na comida, nas pessoas e na cultura local.

Visual Identity.

A identidade visual da Juliana enriquece a história que o seu nome abraça. A tipografia é rústica, mas também suave e carinhosa. O seu foco está no registo feito-à-mão/artesanal e tradicional, ao mesmo tempo que representa o amor que cada guardiã põe em cada prato. As cores vibrantes mostram a diversidade de ingredientes e as formas de os cortar, preparar e cozinhar.

Contents.

Criámos uma de storytelling que nos permitiu alargar o público-alvo de um tópico que, anteriormente, interessava apenas a alguns. A partir daí, o projeto cresceu fe forma orgânica. O projeto assentou em três pilares: científico, pedagógico e comercial.

Impact.

Mais do que uma sopa, a Juliana tornou-se num símbolo da Dieta Mediterrânica portuguesa. A campanha publicitária aumentou as vendas de sopas nas lojas Pingo Doce e garantiu à marca Top of Mind no estudo Publivaga (outubro - janeiro 20/21), enquanto a exposição reuniu milhares de visitantes na principal praça de Lisboa - Terreiro do Paço. Todo o projeto gerou centenas de notícias em Earned Media.

“É sem dúvida um dos projetos mais relevantes da distribuição dos últimos anos, uma história que agora começa e que pode ter um poder rejuvenescedor na relação dos portugueses com as nossas tradições alimentares”. - Duarte Vilaça, Partner da Born.

Key Figures
8 episódios com mais de 405K visualizações online
8 milhões de streams da conferência
3 Prémios Lusófonos da Criatividade, o documentário e Bronze na categoria “Branding”
Bronze pelo Clube da Criatividade de Portugal