Heróis de Azul

Heróis de Azul

Cliente.
Standard Bank
Bringing purpose to businesses. Advertising. Branding. Communication Strategy. Banking & Financial Services.

Um grande investimento no capital humano.

Heróis de Azul

O Standard Bank Angola promove e homenageia o trabalho de voluntários angolanos, junto das comunidades locais, no âmbito da sua política de responsabilidade social. Heróis de Azul é um projeto de grande impacto na área da saúde e da educação que, todos os dias, enfrenta inúmeros desafios para transformar a realidade dos angolanos com a ajuda de mais de uma centena de voluntários.

Envolver as comunidades e melhorar as suas vidas é essencial e faz parte dos valores fundamentais da marca.

Challenge.

Para o Standard Bank, o sucesso vai além da atividade financeira. Envolver as comunidades e melhorar as suas vidas é essencial e faz parte dos valores fundamentais da marca. Foi neste âmbito que o Standard Bank Angola desenvolveu um projeto responsabilidade social que abrange áreas tão distintas como saúde e educação e que tem como objectivo ajudar as comunidades mais carenciadas melhorando a sua qualidade de vida. Para isso, conta com a colaboração de cerca de 115 voluntários - médicos, enfermeiros, colaboradores do Banco e empresas na área da saúde - somando já 22 mil horas de atividade em mais de 20 localidades.

O Standard Bank lançou-nos o desafio de comunicar o projeto e passar da ação à missão, tangibilizando esta iniciativa numa marca e num projeto de comunicação 360º para demonstrar a preocupação social do banco e ajudar à captação de novos voluntários.

Naming.

Heróis de Azul representa o papel de cada interveniente, a sua força e vontade para transformar a vida das comunidades e de cada um, bem como o ADN do Standard Bank Angola que impulsiona todo o projeto.

Campaign.

Mas, tal como os Heróis de Azul, nós também queríamos ir mais longe, homenageando estes voluntários que oferecem o seu tempo para melhorar a vida dos outros sem receberem nada em troca. Por isso, criámos o conceito de campanha “Valores que fazem diferença”.

Esta campanha foi centrada na criação de uma nova nota que representava todo o valor inestimável dos voluntários. Uma nota sem valor monetário mas com valor artistico e emocional: com a impressão dos voluntários e da comunidade. Num processo de 2 meses, criámos uma autêntica nota de um banco central, repeitando todo o processo tradicional de numismática, e fizemos uma entrega surpresa aos Heróis de Azul agradecendo o seu humanismo e dedicação ao projeto e às comunidades.

Todo o projeto foi comunicado através das redes sociais do banco, do lançamento de uma página web e da divulgação em todas as Agências do Banco.

Documentary.

A campanha de comunicação em POS foi acompanhada pelo lançamento do documentário “Heróis de Azul”. Ao longo de 4 dias de filmagem, seguimos o trabalho de voluntários na província de Luanda, entre o Bengo, Muxima e Barra do Kuanza, para produzir um documentário com cerca de seis minutos que mostra os médicos nas suas missões, reforçando o cuidado oferecido às comunidades por onde passa a clínica móvel.

“Depois do projeto “A Voz da Experiência”, dedicado aos Sobas de Angola, tivemos o privilégio de voltar a viajar com o Standard Bank e dar corpo ao compromisso do Banco com Angola, com as suas tradições e comunidades. Identificamo-nos com esta forma de estar e o resultado é mais uma produção que alia a vertente realista e documental à linguagem publicitária e de comunicação, que esperamos possa voltar a ter grande impacto no País e por todo o Mundo” Duarte Vilaça — CCO da Born.

Impact.

O projeto “Heróis de Azul” colocou o Standard Bank entre as marcas com maior investimento em políticas de responsabilidade social em Angola, foi reconhecido além-fronteiras por meios de referência na área da comunicação (“Top Ad” no adsoftheworld.com) e conseguiu trazer on-board outras empresas com presença em Angola para ajudarem o projeto - oferecendo medicamentos, meios logísticos e muito mais.

+ de 160 menções na imprensa nacional e internacional
1 Prata pelos Prémios Criatividade Meios & Publicidade
4 Bronzes nos Prémios Lusófonos da Criatividade