Immersion.
O nosso ponto de partida foi a dualidade de perceções: para muitos, o Barreiro é o dormitório de Lisboa; para outros, é a cidade que albergou os seus sonhos e os ajudou a criar o seu futuro.
Durante o processo de imersão, que incluiu várias entrevistas a diferentes stakeholders (desde a autarquia a mediadores locais, promotores imobiliários e habitantes) e visitas ao local, procurámos compreender e sentir a essência e a história do Barreiro para a transformar num legado para o futuro.
O Barreiro viveu duas fases de grande desenvolvimento, a primeira associada ao apoio logístico dado aos Descobrimentos Portugueses e a segunda à industrialização da nossa economia, destacando-se o papel que Alfredo da Silva desempenhou na cidade. Desde o desenvolvimento de um dos maiores pólos industriais do país até à criação de infra-estruturas de apoio à comunidade, habitação, cinemas, escolas, centros de saúde e atividades como o futebol. Com o lema “O que o país não tem, a CUF cria”, Alfredo Silva foi o primeiro grande visionário do Barreiro, vendo o potencial de investimento e desenvolvimento da cidade, atraindo trabalhadores de outras zonas do país.
Este passado industrial e as suas consequências tiveram um impacto marcante na forma como o Barreiro tem sido visto do exterior, escondendo a evolução da cidade em áreas como a cultura, a mobilidade, o ambiente e a educação, entre outras. O Barreiro precisava de mostrar as suas melhores caraterísticas: emocionais, funcionais e acessíveis, através de um projeto de branding que transmitisse o orgulho na sua história e foco no futuro.
Insight & Concept.
Celebrando o passado industrial do Barreiro e potenciando-o para o futuro, criámos o conceito Fabricado no Barreiro - ligando a herança das gerações que souberam construir a sua cidade à força das gerações atuais que agora a reinventam - tornando-a, por exemplo, numa das cidades da Europa mais bem preparadas para enfrentar os desafios das alterações climáticas (in Carbon Disclosure Project).
Este conceito assume que as pessoas são o principal ativo da cidade, e o seu slogan, “Produzimos orgulho local”, transforma o legado industrial numa afirmação que será relevante para as pessoas de hoje e de amanhã.
Mas Fabricado no Barreiro é mais do que um conceito, é uma plataforma de comunicação que amplifica tudo o que foi criado para oferecer vida melhor aos habitantes e uma visita melhor para quem vem de fora, desde a cultura à mobilidade sustentável e às escolas. Para alimentar a plataforma, a Ethical foi buscar os argumentos que tornam tangível esta visão do Barreiro - desde os 370 ha da Mata da Machada e os 60 novos autocarros a gás natural até ao investimento na StartUp Barreiro e nos pequenos empreendedores do Barreiro.