Chickinho

Chickinho

Cliente.
Chickinho
Starting a business. Naming. Packaging. Visual Identity. Food & Beverage.

A marca Chickinho provou que o frango grelhado pode ser entusiasmante.

O Chickinho nasceu para mudar o paradigma no tradicional mercado das churrasqueiras. Criámos um nome lúdico, uma identidade visual arrojada e mensagens para diferenciá-lo da concorrência

O Chickinho nasceu para mudar o paradigma.

Challenge.

O Chickinho entrou num dos mercados mais saturados - a indústria do frango grelhado - num país onde o churrasco é um produto básico. O desafio consistia em criar uma marca que se destacasse num mercado tão indiferenciado, onde inúmeros concorrentes ofereciam produtos semelhantes para levar para casa.

Começando pelo seu nome, a marca precisava de ser divertida, memorável e convincente.

Naming.

O nosso objetivo foi fazer da marca o ponto central do negócio, tirando partido do seu poder de diferenciação e criando um forte reconhecimento no mercado e um envolvimento emocional com os consumidores. Começando pelo seu nome, a marca precisava de ser divertida, memorável e convincente - um antídoto para o branding suave e utilitário típico da indústria.

Criámos o nome Chickinho como uma forma lúdica e afetuosa de abordar o produto. Ao misturar “frango” com “Francisco” (um nome tradicional português, que é também o nome de um dos fundadores, e que é frequentemente apelidado de “Chico”), criámos um diminutivo que transmite calor e familiaridade, fazendo com que a marca se torne um amigo de confiança, em vez de apenas mais um restaurante, transmitindo uma sensação de familiaridade.

Chickinho é agora uma palavra tão portuguesa como o hábito de comer frango grelhado, reforçado pelo slogan da marca “Quando o melhor frango toca à porta”, assegurando a sua qualidade e privilegiando a entrega.

Visual identity.

A identidade visual do Chickinho foi desenhada para quebrar comas normas dos típicos restaurantes de frango de churrasco. A marca adoptou uma estética arrojada, inspirada na cultura pop, com cores vivas e elementos de design lúdicos que a distinguem imediatamente da concorrência. O logótipo, as embalagens, a decoração dos espaços, as fardas e os materiais para os restaurantes foram todos concebidos para reforçar esta identidade distintiva - garantindo que o Chickinho tinha um stopping power significativo, das lojas às redes sociais.

A marca adoptou uma estética arrojada, inspirada na cultura pop, com cores vivas e elementos de design lúdicos.

Brand expression.

The brand expression for Chickinho extended beyond visuals to encompass the entire customer experience. The brand voice, infused with humour and personality, was central to this. Every touchpoint, from the packaging to the in-store experience, was developed to reflect Chickinho’s. This approach helped to create a memorable brand that consumers could connect with, turning a routine purchase into an enjoyable experience.

A voz da marca, cheia de personalidade e humor, foi fundamental para este objetivo.