Braga Parque

Braga Parque

Cliente.
Mundicenter
Refreshing businesses. Branding. Brand Activation. Communication Strategy. Retail.

O rebranding de um centro comercial com o impacto de place branding.

O Braga Parque foi objeto de um rebranding para modernizar a sua identidade. O novo conceito, “Feito de Futuro”, e a identidade visual dinâmica criada alinharam- se com a vitalidade jovem de Braga e posicionaram o centro comercial como um símbolo de inovação.

"Feito de Futuro”, e a identidade visual dinâmica criada alinharam-se com a vitalidade jovem.

Challenge.

Em 2011, a pedido da Mundicenter, a administração do Braga Parque reconheceu a necessidade de um rebranding que refletisse o extenso conjunto de obras de expansão que tinham sido realizadas. Com Braga a preparar-se para receber novas cadeias de centros comerciais, era fundamental que o Braga Parque se reafirmasse como o principal destino de compras da cidade.

Uma vez que a marca existente estava desatualizada, a Mundicenter procurou um rebranding que modernizasse a sua identidade e a posicionasse como a principal referência no panorama do retalho em Braga, cada vez mais competitivo.

Concept Development & Positioning.

Braga estava a preparar-se para ser a Capital Europeia da Juventude, com 85 000 jovens residentes e 17 000 estudantes na Universidade do Minho, numa população total de 180 000 habitantes. Ao analisar o contexto de Braga, definimos o conceito central para o rebranding como “Feito de Futuro”. Este conceito foi concebido para captar e incorporar o espírito da cidade, alinhando a nova identidade do Braga Parque com o caráter vanguardista, enérgico e jovem de Braga. Desta forma, posicionámos o centro comercial como um símbolo de inovação e modernidade, em plena sintonia com as aspirações evolutivas da comunidade.

Desta forma, posicionámos o centro comercial como um símbolo de inovação e modernidade.

Visual Identity.

Com a letra “B” a servir de elemento central, a identidade visual do Braga Parque foi concebida para ser mutável e dinâmica. Utilizava uma paleta de várias cores e múltiplos fechos de identidade que transmitiam uma sensação de evolução constante. Isto permitiu que a identidade refletisse não só a constante mudança da experiência de compra, mas que posicionasse também o Braga Parque como a personificação perfeita do que a cidade era na altura.

Launch.

Para o lançamento, criámos as “Janelas de Futuro”, uma ativação em que artistas portugueses - como Tiago Bettencourt, Vhils (Alexandre Farto), Storytailors e Filipe Pinto Soares - foram convidados a interpretar o conceito da marca através de montras inovadoras. Estas montras percorreram Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão, alargando a influência da marca para além do próprio centro comercial. Com esta ativação, conseguimos não só criar uma exposição urbana, mas gerar interação com o público através de atividades paralelas focadas na partilha de experiências nas zonas envolventes das montras: o B Lounge Music - onde um DJ tocou para os visitantes do centro - e diferentes desafios chamados B TV, Freeze B ou Stop B - três atividades que seriam depois partilhadas online - nas redes sociais e no site da marca - para serem votadas pelo público.

On-going.

Ao longo da nossa parceria com o Braga Parque, desenvolvemos várias campanhas para reforçar a energia da marca junto dos visitantes e da cidade.

De 8 Milhões a 11.5 Milhões de visitantes, em 3 anos.