Arcaya

Arcaya

Cliente.
Bondstone
Starting a business. Brand Strategy & Positioning. Naming. Visual Identity. Real Estate.

Um projeto imobiliário de excelência que ambiciona restaurar a glória natural do Algarve.

A Bondstone desafiou-nos a criar o nome e a identidade visual de um projeto imobiliário sustentável em Vilamoura. Desenvolvemos Arcaya, uma marca inspirada na ciência, na natureza e no design moderno que irá liderar a transformação sustentável do Algarve.

Arcaya, uma marca inspirada na ciência, na natureza e no design moderno.

Estávamos prestes a criar uma marca que iria recomeçar a vida no Algarve para cada família e para o planeta.

Challenge.

A Bondstone apresentou-nos um desafio: criar uma marca relevante para uma aldeia sustentável composta por 700 casas em Vilamoura, no coração do Algarve.

Com um investimento de 700 milhões de euros e tendo a ecologia na base da construção e das práticas, o principal objetivo era criar o melhor destino para viver durante todo o ano, no respeito puro pelo meio- ambiente natural.

Immersion.

O nosso ponto de partida foi compreender o Algarve. Fizemo-lo através de entrevistas com diferentes partes interessadas (desde corretores locais e especialistas em sustentabilidade imobiliária até ao município), visitas ao local, benchmarks do mercado e da concorrência, e um mergulho profundo na história da construção na costa algarvia. Tirámos três conclusões chave: a construção maciça é caracterizada principalmente por betão pesado e edifícios altos, sem qualquer reflexão sobre o seu impacto negativo; a mudança deste paradigma e uma nova aposta na construção sustentável é urgente e obrigatória; e Vilamoura é um destino único e atrativo no Triângulo Dourado, combinando vida urbana e reclusão natural - um lugar que não é bom apenas para viver, mas também para investir.

Insight.

Após a imersão, ficámos com uma ideia clara da nossa visão estratégica: liderar a transformação sustentável no Algarve. Este projeto deve marcar o ritmo da mudança e trazer de volta o melhor do Algarve, tratando-o como sempre deveria ter sido tratado, tirando partido de uma localização privilegiada e protegendo os seus melhores ativos naturais - fazendo as melhores escolhas sustentáveis, desde a sua arquitetura à sua biodiversidade.

“Queremos utilizar o que é natural no local com o objetivo de que, quando se está dentro deste local, se sinta a natureza no seu estado bruto.” Bondstone

“Fazer as menores intervenções possíveis e sempre áreas de infiltração natural - esta é a estratégia principal.” Batlleiroig

Archaea deriva da palavra grega archaios, que significa “antigo” ou “primitivo”.

Naming.

Para criar um nome que englobasse o nosso objetivo, voltámos ao início, literalmente, para descobrir que uma das primeiras formas de vida na Terra se chama Archaea - um dos três domínios em que todos os seres vivos estão classificados, caracterizado pela sua resiliência a ambientes extremos e pelo seu papel no equilíbrio do nosso ecossistema.

Ao explorarmos declinações diferentes desta palavra, chegámos a Arcaya. Representa de forma clara o nosso objetivo de recomeçar a vida no Algarve e permitiu-nos fazer uma declaração de sustentabilidade evidente, reforçada pelo slogan da marca: A própria natureza da vida.

Archaea deriva da palavra grega archaios, que significa “antigo” ou “primitivo”.

Visual Identity.

A identidade visual combina o passado e o futuro para uma marca naturalmente intemporal: das origens ao futuro. A tipografia principal é semi-serifada, equilibrando um estilo clássico e contemporâneo, com um design rico marcado por pesos contrastantes. A tipografia secundária, que desempenha um papel mais estético na comunicação, é uma reinterpretação dos antigos livros de biologia e botânica - incluindo notas manuscritas como definições de palavras adaptadas ao conceito do projeto, que serão acompanhadas por ilustrações científicas/botânicas.

O universo cromático da marca combina um cinzento escuro neutro com a frescura e a energia de um verde turquesa e um sofisticado branco areia. Desta forma, a herança científica primitiva é equilibrada com um design contemporâneo que realça a sofisticação do projeto.

Launch.

A marca Arcaya foi lançada no SIL, uma feira anual que se realiza no Salão Imobiliário de Lisboa. Este é o maior evento dedicado exclusivamente ao setor imobiliário em Portugal, reunindo profissionais mas aberto ao público.

O nosso maior desafio foi fazer com que o Arcaya se destacasse entre inúnmeros projetos e aumentar o seu share of voice num evento que atrai mais de 20 000 pessoas por ano.

Com esta ambição, propusemo-nos organizar uma conferência com conteúdos e participantes relevantes. “O Futuro da Arquitetura - uma Conversa sobre Sustentabilidade e Inovação” foi conduzida pela Bondstone e contou com a participação da Batlleiroig (a equipa de arquitetura do projeto), da CBRE, da JLL, do Diretor de Investigação e Operações do SerQ e do Presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Key Figures
700M€ de investimento
700 "prime sustainable homes"
678,128 m2 para masterplan