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Born assina rebranding grupo Nors

Press.
17 outubro 2024
in Briefing - O meu Marketing

Born assina rebranding grupo Nors

Press.
2024-10-17 00:00:00 in Briefing - O meu Marketing

A Born foi a agência escolhida para o projecto de rebranding do Grupo Nors em 2022, que essencialmente consistia na implementação de um sistema de marca monolítico, onde a até então marca institucional (e relativamente desconhecida) Nors deveria substituir 17 marcas comerciais, entre as quais as históricas AutoSueco (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Botswana e Namibia) Strongco (Canadá) ou AgroFito (Brasil).

Esta opção estratégica tinha por objectivo consolidar uma única marca e cultura globais, como resposta a um processo de crescimento assente em larga medida pela aquisição de empresas em novos mercados.

Recorde-se que a origem do Grupo Nors remonta a 1933, quando Luis Óscar Jervell assegurou a representação da marca Volvo para Portugal. Mais de 90 anos depois, o agora CEO Tomás Jervell lidera um grupo com operações em 3 Continentes, cerca de 3000 colaboradores, e uma facturação que ascende a 1,5 mil milhões de euros (2023).

“O projecto de rebranding da Nors resultou – em toda a sua extensão – da vontade e visão de um líder em fazer da Marca a ferramenta estratégica para o desenvolvimento do negócio, a uma escala global, e para a afirmação de uma cultura de excelência, onde o capital humano da equipa – que a organização domina – é pelo menos tão importante como a reputação das marcas que representa. Expressa-se, por isso, numa nova Marca, bandeira de uma identidade única, feita de orgulho próprio e de confiança num Futuro que cresce há mais de 90 anos” explica Duarte Vilaça, fundador da Born.

Na base do crescimento estiveram a diversificação de áreas de negócio e de marcas representadas (Volvo Cars, Volvo Trucks, Renault Trucks etc.), o que trouxe desafios do ponto de vista da arquitectura de Marca.

A transição de uma House of Brands para uma Branded House comportava inúmeros desafios, desde logo a estabilização de um propósito, cultura operacionalizáveis únicos, operacionalizáveis junto de stakeholders e de colaboradores de perfis forçosamente distintos, dada a diversidade geográfica e a função desempenhada na organização.

Entre os desafios estava igualmente a necessidade de assegurar que as equipas subscreviam e acreditavam no poder da nova Marca.

Com o intuito de capturar a estratégia de desenvolvimento do negócio e as oportunidades de comunicação, a equipa de Brand Strategy da Born iniciou um processo de auscultação de colaboradores distribuídos por toda a hierarquia do Grupo, tendo de seguida construido em colaboração com a Comissão Executiva o posicionamento e os conteúdos core da marca Nors.

Em articulação com a equipa de Brand Voice da Born, foi definido o propósito “Melhorar a vida e os negócios através de um serviço e equipamentos de referência. Criando valor contínuo para todos” assim como os valores da marca: Legado, Humanismo, Ambição, Diligência e Integridade.

A estes elementos foi somada a assinatura “Making it Work”, que sela a transição da marca institucional Nors para uma dimensão comercial, garantindo um compromisso claro de parceria e de qualidade de serviço a todos os clientes. Uma cultura aliás historicamente enraizada no Grupo.

Reflectindo a actividade da Nors em várias áreas de negócio, foram definidos os segmentos Trucks and Buses, Construction Equipment, Agro, Parts e Ventures, permitindo que – mesmo que actuando como uma marca única – a Nors pudesse verticalizar a sua mensagem indústria a indústria, país a país.

O passo seguinte consistiu na transformação da identidade visual da Nors. A equipa de Brand Design da Born tinha o desafio de incorporar atributos como performance, solidez e capacidade, criando um universo ajustável simultaneamente a contextos institucional e comercial, composto por uma diversidade bem maior de touchpoints.

Tendo ainda em mente que, quanto mais próximo estivesse o momento de venda, mais as marcas dos fabricantes como a Volvo ou a Renault Trucks – entre muitas outras – deveriam igualmente sobressair.

O processo de construção da nova Nors resultou, por isso, da revisão da narrativa e da tipografia e palete cromática da antiga Marca, assim como da criação de banco de imagem mais contemporâneo, onde a escala do negócio, a sua dimensão humana e a componente mecânica caminhassem lado a lado.

Durante meses, e em próxima colaboração com a equipa de gestão da Nors, foram definidos as normas de aplicação de Marca ao dia a dia do negócio: apresentações instucionais, digital, sinalética, fardas, merchandising, estacionário entre outras.

Assim renasceu um dos grupos portugueses com maior presença internacional, com a Marca no centro da estratégia.

O lançamento da Marca Nors ocorreu no passado dia 11, no Porto. A estratégia de lançamento e de comunicação da marca, bem como a sua implementação, foram feitas pela Havas, sendo alvo de campanha online e offline ao longo das próximas semanas.

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